Você sabe quais as cinco principais habilidades que todo cientista de dados deveria ter para se destacar na sua empresa?
Com o avanço da ciência e tecnologia, cientista de dados é uma das profissões que mais crescem. Cada vez mais as empresas estão tomando decisões orientadas a dados. Então, se você está trabalhando como cientista de dados em uma empresa ou se você foi recém contratado, a empresa de certa forma espera ter um retorno do seu trabalho. Digamos que você foi contratado por uma rede de farmácias como cientista de dados. Você vai receber todo o banco de dados dessa empresa que espera que você agregue algum valor aos negócios, seja reduzindo custos, otimizando processos ou aumentando o número de vendas. Então, uma das principais habilidades desse processo é saber contar história com dados.
1) Saber contar histórias com dados (extrair conhecimento de bases de dados é só o começo, você precisa saber explicar este conhecimento que você detectou. Ter habilidade em comunicação. Imagine que você encontrou um padrão nos dados da rede de farmácia e teve uma ideia para apresentar a empresa na qual você trabalha. Se você não souber explicar sua ideia, ou não souber apresentar o que você detectou nos dados, todo seu trabalho será jogado fora. Saber se comunicar através de dados é uma habilidade indispensável para todo cientista de dados. Se você tem essa habilidade, você já estará à frente de muitos outros cientistas; caso não a tenha, é bom você começar a trabalhar isso em você. Tem um livro muito bom que eu recomendo você ler caso queira aprender a contar história com dados. É o livro storying telling com dados: neste livro, você pode aprender a pensar como um designer, terá lições sobre storying telling, entender sobre como ter a atenção do seu público, além de dicas de visualização para seus dados. Você pode ver o livro através deste link: https://amzn.to/3oZPDMI
2) A segunda habilidade que eu destaco é a habilidade de estar sempre disposto a aprender (conhecimento do domínio e novas tecnologias): como assim apreender? As tecnologias mudam com o passar do tempo e o conhecimento do domínio em questão é muito importante. Todo cientista de dados deveria buscar conhecimento e se atualizar sobre as novas tecnologias. Todos os dias surgem métodos, ferramentas, processos e metodologias e você precisa estar se atualizando dia após dias. Precisa querer aprender sempre. Outro ponto importante, é você deve estar disposto a entender sobre negócios de domínios diferentes. Uma hora você vai trabalhar com mapas, depois com imagens médicas, depois com tráfego aéreo, em seguida na rede de farmácia. Entender o domínio é fundamental para você propor mudanças e soluções. Então, a dica é sempre estar disposto a aprender tanto as novas tecnologias como os processos de domínios diferentes.
3) Seja curioso. Esta também é uma habilidade importante. Sempre pergunte porque, tendo um pensamento crítico, você de fato precisa entender sobre o problema para abstrair soluções. Sempre busque fazer boas perguntas sobre o negócio. Por trás das grandes perguntas, sempre existem boas soluções. Entenda bem as necessidades do seu cliente. O curioso encontra e se antecipa a novos problemas e geram novas hipóteses, ele consegue abrir discussões que podem ser fundamentais para o desenvolvimento do projeto.
4) a quarta habilidade é seja criativo: descobrir soluções inéditas com base no banco de dados do domínio; ser criativo é sair do tradicional; é buscar o novo que não existe; ser criativo é pensar no problema e viabilizar várias soluções que foram levantadas. É construir algo do zero com o objetivo de potencializar um negócio. Se você não dar ideias e não pensar bem no problema, você não irá se destacar em sua equipe. Esteja disposto a inovar nas suas soluções. Pense na melhor solução possível e a adapte para sua realidade.
5) Finalmente a quinta habilidade é seja proativo: Ser proativo significa se antecipar a problemas futuros, entender e viabilizar mudança e se antecipar às necessidades do seu cliente. Digamos que seu cliente tem um problema, você pensou e implementou uma solução que seu cliente está utilizando. Você não pode parar por ali, você tem que persistir sempre buscar melhorar dia após dia. A sua solução não deve ser a solução final, mas apenas uma solução inicial. Você deve buscar a todo momento melhores ideias para agregar valor aos negócios do seu cliente. Até porque muitas vezes seu cliente não sabe nem o que quer. Então, a dica é não espere seu cliente apresentar os problemas dele para você, investigue com profundidade e entenda bem os problemas, se antecipe e gere boas soluções.
Você precisa aprimorar alguma dessas habilidades? Qual a habilidade que você tem? Qual a habilidade que você não tem?Conhece outra habilidade importante?